Direitos do Paciente
- Ter um atendimento humano, atencioso, acolhedor e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde;
- Ter um local apropriado, limpo, confortável e acessível para seu atendimento, e de acordo com as suas necessidades;
- Ser identificado pelo nome e sobrenome com dignidade e respeito às diferenças;
- Ter privacidade, quanto a sua identificação;
- Ser Informado quanto ao seu estado de saúde de maneira clara, objetiva e compreensível;
- Estar ciente dos procedimentos a serem realizados e conceder a realização;
- Exigir que todo o material utilizado, esterilizado ou descartável, esteja em condições de uso e seja manipulado segundo normas de higiene;
- Ter a sua segurança e integridade física preservada dentro da unidade de atendimento;
- Ser acompanhado durante a realização de consultas e exames por uma pessoa de sua livre escolha;
- Decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre o seu estado da saúde;
- Ser resguardado de seus segredos, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio cliente, o profissional de saúde tenha acesso através das informações obtidas no histórico do paciente;
- Ter seus valores, cultura e direitos respeitados.